Rock (Better Than Ezra???)

janeiro 2, 2008 at 10:55 am 6 comentários

Caro leitor. Imagino que você esteja se perguntando que raios de título é este aí em cima. Explicarei ao longo desta e das próximas postagens, cuja história começa na distante década de 1990. 

Tenho uma teoria de que a música acabou em 1994. Aquele que foi o ano do Tetra para o Brasil, marcou menos pelas conquistas e mais pelas perdas – como a do grande Ayrton Senna. Foi neste ano, também, que se dissolveram as duas últimas grandes bandas de rock: o Guns n’ Roses e o Nirvana.

A morte de Kurt Cobain foi uma espécie de epílogo do rock – tradução literal da história dos grandes ídolos que ascenderam com suas guitarras e sucumbiram diante da fama e de um estilo de vida biologicamente insuportável. Kurt foi o último nirvan3.jpgdos rock stars de uma linhagem que inclui ícones como John Lennon, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Elvis Presley, dentre outros.

O fim do Nirvana deixou uma lacuna até hoje não preenchida – e que provavelmente nunca será, uma vez que o mundo mudou e não há mais espaço para a qualidade e para a originalidade. O Nirvana e o louco do Kurt tinham qualidade, não só musical como de imagem: tinham carisma, energia e vitalidade. As imitações que os sucederam, entretanto, eram meros simulacros, caricaturas daquela banda. E coisa só piorou na medida em que surgiram os sucessores dos sucessores do Nirvana – cada vez mais especialistas em imagem, pobres em música e com uma artificialidade à flor da pele.

Essa pobreza cultural, como tudo, tem suas vantagens. Sem opção, parte da nova geração (os menos burros, dentre os quais me incluo) pôde voltar-se ao passado dos grandes ídolos da música e conhecer gente como os Beatles, Bob Dylan, Beach Boys, Elvis, Queen, AC/DC, Black Sabbath, Ramones e etc.

Sorte que o baú da múisica é grande: muito para ouvir e conhecer – o passado foi extremamente gentil neste campo da cultura. Mas, se até o Universo tem um limite (dizem), o que farão os órfãos destes ídolos quando acabar o estoque de bandas e músicas boas? Migrar de estilo, talvez (não deve ser o meu caso). Não é possível criar novas bandas antigas, de modo que será necessário recorrer às novidades genuínas – como numa verdadeira busca por agulhas num palheiro. (continua) 

Anúncios

Entry filed under: Cultura, Música.

Respondendo… Parte Dois: Rock (Better Than Ezra???)

6 Comentários Add your own

  • 1. Gabeira  |  janeiro 3, 2008 às 10:19 am

    A coisa ta preta! McCartney tá velho, Jagger e Richards tb; Chuck Berry e Jerry Lewis nem se fala. Stanley, Simmons, Frehley e Criss estão velhos; Bob Dylan, Brian Wilson e Mike Love tb. Marcelo Nova tb está envelhecendo. Daqui a pouco vão começar a morrer e não existe absolutamente ninguém – nem aqui nem no exterior – q possa levar a frente a originalidade e porra louquice do rock n’ roll. Os meninos de hj são um bando de cdf chato, cheios de piercing e tatuagens, mas sem colhão nenhum. É uma merda mesmo…

    Responder
  • 2. Marcos  |  janeiro 3, 2008 às 2:18 pm

    É verdade Gabeira. Bando de idiotas com cabelinho arrepiado e franjinha. E o Paul tá fodido, fez um procedimento no coração. Isso é rescaldo da ladrona da Heather.

    Responder
  • 3. Gabeira  |  janeiro 3, 2008 às 3:54 pm

    Uhauhauahuahua, pois é rapaz. Tava lendo que ele caiu na faca. Imagina o inferno q uma mulher de 1 perna pode fazer da vida do cara, man??? uahuahuauahauhauhauha

    Responder
  • 4. zirunga  |  janeiro 4, 2008 às 2:08 pm

    êpa, êpa….qq pessoa mal intencionada pode fazer estragos na vida de alguém.

    Agora, o que seria dos espertos se não fossem os bestas?

    Responder
  • 5. Marcos  |  janeiro 4, 2008 às 2:20 pm

    Mas o Paul não é besta. E ainda falam mal da Yoko – ela é muito gente boa, nunca roubaria nem sacanearia o John.

    Responder
  • 6. Gabeira  |  janeiro 4, 2008 às 2:27 pm

    É verdade… mas eu concordo com Marcelo Nova qdo ele diz que “Yoko Ono é meu Beatle favorito”. Se ela não acabasse com a banda, eles iriam ta aí até hj gravando com Michael Jackson, Britney Spears, etc… hehehehehe

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

janeiro 2008
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: